Como saber se a instituição financeira onde eu invisto é confiável?


 Não caia em golpes! Antes de investir numa instituição financeira, verifique se ela é devidamente autorizada, regulada e supervisionada pelo Banco Central do Brasil.

  

        Com a baixa da taxa Selic em 2020, que atingiu a sua mínima histórica de 2,00% a.a., patamar que perdurou até março de 2021, muitos investimentos mais conservadores, como os ativos de renda fixa, passaram sequer a ter ganho real de juros, ou seja, a rentabilidade desses ativos estava abaixo da inflação. Com isso, muitos investidores passaram a buscar aplicações que proporcionassem rentabilidades mais atrativas.
        Percebendo esse movimento, em que muitos investidores inexperientes migraram da renda fixa para a renda variável sem o devido conhecimento sobre a operação no mercado em Bolsa, integrantes de uma quadrilha começaram a aplicar golpes através de falsas corretoras de valores.
     Inicialmente, os golpistas ganhavam a confiança das vítimas através de sites que supostamente ensinavam a investir na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Após cadastro nessas páginas na internet, os falsários entravam em contato com a vítima, ludibriando-a a abrir conta nessas falsas corretoras. Em seguida, a vítima fazia aportes financeiros para, posteriormente, efetuar investimentos com a promessa de rentabilidades bem acima do mercado. Qualquer investidor com o mínimo de conhecimento sobre o mercado financeiro sabe que no Mercado de Ações não há garantia nenhuma de rentabilidade, por melhor que seja o valuation da ação de uma empresa feita por uma conceituada casa de análise.


Para aprender a investir, veja esse post aqui: Nunca investi! Como começar?

E assista a esse vídeo Nunca Investi! Como Começar?


            Essas corretoras usavam programas falsos, que simulavam as oscilações no mercado de ações exatamente como ocorre na Bolsa de Valores. As vítimas eram levadas a acreditar que estavam tendo grandes rentabilidades em seus investimentos, sendo, assim, estimuladas a fazerem mais aportes nessas falsas corretoras.
        O dinheiro captado nesses aportes não era destinado às aplicações em ações, como acreditavam as vítimas, mas sim, desviado para outras contas bancárias, onde o recurso era, posteriormente, convertido em Bitcoin, tornando muito mais complexa a sua rastreabilidade. Através dessas operações com Bitcoin, os integrantes da quadrilha conseguiram multiplicar o capital roubado.
        Uma dessas corretoras de valores, que, inclusive, era proibida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de operar no Brasil, tinha como garoto propaganda um famoso jogador de futebol. Isso foi uma estratégia bastante eficaz para captação de clientes, atraindo diversos outros jogadores, além de empresários, que depositaram seus recursos nessa corretora na promessa de vultosas rentabilidades com seus investimentos.
        Muitas pessoas perderam grande parte do seu patrimônio ao aplicar nessas corretoras falsas. Um ex-jogador de futebol, inclusive, chegou a relatar a perda de uma quantia milionária “investida” nessa corretora.
        Alguns dos integrantes dessa quadrilha foram presos, mas nem todo o recurso foi recuperado para a devida devolução às vítimas. Portanto, a grande lição que fica é: antes de investir em qualquer instituição financeira, seja banco, cooperativa de crédito, corretora de valores etc, você deve conhecê-la. Você não dá a sua carteira contendo dinheiro, seus cartões de crédito, seus documentos a um desconhecido, certo? Da mesma forma, não aplique o seu dinheiro sem antes conhecer a instituição financeira.
       Veja abaixo como consultar se uma instituição financeira é devidamente credenciada e supervisionada no Banco Central:


Consulta das instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central


  
      Seja um cidadão economicamente consciente e evite golpes! Através de conhecimento e acesso à informação obtida através de órgãos oficiais são a melhor forma de se prevenir. Aprenda a buscar a informação nas fontes oficiais, em vez de acreditar nas promessas de pessoas persuasivas de idoneidade duvidosa. Não existe almoço grátis! Por isso, entenda sobre um determinado investimento antes de aplicar o seu capital. Uma premissa importante é: saiba de onde vem o dinheiro proveniente da rentabilidade do ativo em que você aplicou. Se não conseguir explicar de onde vem essa rentabilidade, não invista!
       Por fim, divulgue essa informação de utilidade pública com quem você conhece! Assim, tornamos a nossa sociedade menos susceptível a golpes.

          No vídeo abaixo do meu canal no Youtube Uma Vida Mais Rica, eu mostro um exemplo de como consultar se uma determinada instituição financeira é ou não devidamente autorizada pelo Banco Central a operar no Brasil. Assista!



*******************

Para aprofundar mais nessa jornada do Conhecimento, siga o Uma Mais Rica nas Redes Sociais

👇👇👇👇👇

Siga as nossas Redes Sociais

   

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber se há fraudes envolvendo o seu CPF? Conheça o Registrato!

Reserva de Emergência: o que lhe salva num momento de crise!

Por que diesel, gasolina e gás de cozinha tão caros? Entenda o motivo através da Política de Preços