Empréstimo Pessoal - Parte 4: Conheça sobre as linhas de crédito, seguro prestamista, renovação do crédito e empréstimo por retenção

    

        Dando continuidade à Sessão Empréstimo Pessoal, nessa Parte 4, são abordadas as linhas de crédito, seguro de empréstimo, empréstimo por retenção e renovação do crédito.
        Para ler a Sessão completa sobre crédito pessoal, não deixe de ler a Parte 1Parte 2 e Parte 3.

        Empréstimo por retenção

        O empréstimo por retenção é muito similar ao empréstimo consignado comum.
        A diferença é que no empréstimo consignado comum, os descontos são efetuados diretamente na folha de pagamento do consumidor. Ou seja, se você é celetista, o desconto do empréstimo é feito diretamente no seu holerite. Mas se você for aposentado ou pensionista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), esse desconto é feito diretamente no extrato do benefício.
        Já no caso do empréstimo por retenção, o desconto é feito diretamente da conta corrente onde o empregado celetista recebe seu salário ou, se for aposentado, na conta onde ele recebe o benefício do INSS.


        Para que serve o seguro do empréstimo?

        O seguro de empréstimo, ou seguro prestamista serve para que, em caso de morte, invalidez ou perda de renda de quem contratou o empréstimo, a dívida seja quitada pelo seguro, não prejudicando, assim, os dependentes de quem tomou o empréstimo.
        O seguro prestamista pode ser contratado para cobrir dívidas, como:
  • Empréstimos pessoais;
  • Empréstimos consignados;
  • Cheque especial;
  • Saldo devedor do cartão de crédito;
  • Financiamentos de bens, como imóveis e veículos.
        É importante salientar que a contratação de seguro de empréstimo, em geral, não é obrigatória. O único caso em que a contratação de seguro de empréstimo é obrigatória é para se fazer um financiamento imobiliário, ou seja, nesse caso, deve-se fazer um seguro habitacional.
        Para outros tipos de empréstimos, se o seguro estiver previsto no contrato de empréstimo, isso deve ser devidamente informado ao consumidor. Caso o consumidor não tenha solicitado o seguro de empréstimo e este estiver sendo cobrado, o consumidor deve abrir uma reclamação no site do Banco Central.
        Algumas instituições financeiras podem exigir a contratação de seguro para que o empréstimo seja liberado. Mas isso configura venda casada, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. O tomador de empréstimo tem o direito de escolher se quer adquirir o seguro de seu empréstimo ou não.


        O que é uma linha de crédito?

        Linha de crédito é o recurso (dinheiro) que as instituições financeiras reservam para emprestar a um público específico.
        Alguns dos exemplos de linhas de crédito no Brasil, são:
  • Linha de crédito para a compra de automóveis;
  • Linha de crédito para a compra de maquinário para empresas;
  • Linha de crédito para a compra de imóveis
  • Linha de crédito pessoal.
        As linhas de crédito pessoal são destinadas a pessoas físicas que pretendem usar o empréstimo obtido para as mais diversas finalidades. Nesse caso, as taxas de juros cobradas costumam ser mais elevadas que as taxas praticadas nas outras modalidades citadas.
        Muitas pessoas têm acesso à linha de crédito diretamente com o banco em que ela tenha relacionamento, onde este crédito já está pré-aprovado.
        Atenção! Se precisar contratar alguma linha de crédito, pesquise primeiro as taxas praticadas (CET – Custo Efetivo Total) e se a forma de pagamento cabe no seu bolso. Sempre que contratar qualquer tipo de empréstimo, faça-o com responsabilidade, com pesquisa prévia das condições a fim de evitar aborrecimentos futuros, em que uma pequena dívida se torna um grande problema.


        O que é a renovação de crédito? 

        A renovação do crédito ocorre com frequência em casos em que uma pessoa está com o orçamento apertado, mas já possui um empréstimo em seu nome. Ao precisar de mais dinheiro, ela recorre a uma renovação de crédito para conseguir mais recurso.
        Nesse caso, as dívidas anteriores são liquidadas para gerar um novo contrato de empréstimo repactuando as condições anteriores contratadas. Com isso, você consegue ter acesso a mais dinheiro.
Atenção! Faça um planejamento de suas finanças para ver se realmente precisa de uma renovação de crédito, pois aumentar a sua dívida implica no pagamento de mais juros.

        Na semana que vem, é a última parte da Sessão Empréstimo Pessoal. Leia a sessão completa. As melhores decisões são tomadas quando temos em mãos as informações certas!

        Sessão Empréstimo Pessoal:
        Parte 1;
        Parte 2;
        Parte 3Como ocorre a aprovação do Crédito
        Parte 4. Linhas de crédito, seguro de empréstimo, empréstimo por retenção e renovação do crédito
        Parte 5.

*******************

Para aprofundar mais nessa jornada do Conhecimento, siga o Uma Mais Rica nas Redes

👇👇👇👇👇

Siga as nossas Redes Sociais

   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber se há fraudes envolvendo o seu CPF? Conheça o Registrato!

Reserva de Emergência: o que lhe salva num momento de crise!

Por que diesel, gasolina e gás de cozinha tão caros? Entenda o motivo através da Política de Preços