Empréstimo Pessoal - Parte 3: Como ocorre a aprovação do crédito

 

     Continuando a Sessão Empréstimo Pessoal, nessa Parte 3 eu abordo o processo para aprovação do crédito e o tempo para o dinheiro cair na conta bancária.

    Para entender outras questões relacionadas ao crédito pessoal, não deixe de ler a Parte 1 e a Parte 2 da Sessão Empréstimo Pessoal.


     Como funciona o limite de crédito pessoal

   As instituições financeiras já predefinem os limites de Cheque Especial, Cartão de Crédito e Empréstimo do cliente de acordo com seu perfil de consumo e histórico financeiro.
     Quando o consumidor fica com a conta negativa, automaticamente cai no cheque especial.
    Cuidado: o cheque especial e cartão de crédito são 2 tipos de crédito muito simples e fáceis de usar, mas também cobram os juros mais altos do mercado. Contratar esses 2 tipos de serviço é criar uma dívida impossível de pagar depois. Fique longe dessas 2 formas de crédito!
   Para estabelecer o seu limite, o banco irá avaliar fatores como: o seu Score, sua renda, seu histórico de pagamento de outras dívidas etc.


     O que é a Análise de Crédito?

     Trata-se de um processo no qual a instituição financeira avalia o seu histórico financeiro (ou seja, se você possui ou já teve dívidas em seu nome, se você é um bom pagador etc.
    Conhecendo esse histórico do cliente, o banco é capaz de avaliar se você é capaz de honrar com o pagamento da dívida que você pretende fazer em seu nome, podendo, assim, autorizar ou não o crédito a você consumidor.
    A análise de crédito é feita quando você deseja tomar um empréstimo, fazer um financiamento, aumentar o limite do cheque especial etc.


    O que é a Aprovação do Crédito?

    Se após consultar todo o histórico financeiro do consumidor a instituição financeira (banco, por exemplo) verificar que o tomador de crédito é capaz de honrar com os pagamentos, o crédito ao cliente é aprovado.
    O Cadastro Positivo, por exemplo, é um banco de dados que reúne os bons pagadores. Essas pessoas têm menos entraves para conseguir crédito no mercado, além de terem acesso a taxas de juros menores e melhores condições de pagamento.
    Porém, se após o banco constatar que existem dívidas atreladas ao seu CPF e que não foram devidamente quitadas, o banco pode se recusar a oferecer o crédito, pois entende que o risco de inadimplência é alto.


      Quanto tempo leva para que um empréstimo seja aprovado pelo banco?

    Isso depende. Após a análise de crédito do consumidor, a aprovação do cheque especial ou liberação do cartão de crédito ocorrem automaticamente, ou em até 5 dias úteis.
      No caso de empréstimo consignado, a liberação pode ser feita no dia da solicitação, ou em até 5 dias úteis após a solicitação do mesmo e após avaliação dos dados cadastrais e análise de crédito.
      No caso de refinanciamento, a liberação do crédito pode levar entre 3 e 20 dias úteis.


     Quanto tempo leva para que o dinheiro de um empréstimo entre na conta bancária?

    Apósa aprovação do crédito, o tempo para que o dinheiro caia na conta corrente depende da modalidade de crédito solicitada, ou seja, o tempo para que o dinheiro proveniente de um empréstimo consignado caia na conta é diferente do tempo de um dinheiro obtido via um financiamento, por exemplo.
     Em geral, novos empréstimos são liberados mais rapidamente que os refinanciamentos.
No caso de um empréstimo consignado, o prazo para que o dinheiro seja liberado é, em média, de 3 a 5 dias úteis.
   Se houver erros nos dados bancários, pode ocorrer a situação do crédito ser liberado, mas o dinheiro não cair na conta corrente. Portanto, atenção na hora de fornecer seus dados cadastrais (nome, CPF etc) e dados de sua conta bancária.
     Além disso, a conta bancária fornecida deve ser a mesma do titular do empréstimo.


      Como saber se tenho crédito pré-aprovado?

   É possível que você tenha um crédito pré-aprovado com o banco de seu relacionamento, dependendo da avaliação que o seu banco fez de seu perfil financeiro.
   Crédito pré-aprovado é aquele dinheiro sem burocracia, que você pode utilizar a qualquer momento. É muito similar ao cheque especial. O que difere é que, para ter o crédito pré-aprovado, você deve solicitá-lo ao banco. Ao passo que o cheque especial é um crédito automático, bastando a sua conta ficar no negativo.
    Mas atenção! Você tem prazos e juros para quitar essa modalidade de crédito. Fique atento a isso para não transformar sua dívida inicial em uma grande dívida.

        Veja a Sessão Completa sobre Empréstimo Pessoal, abaixo:


        Parte 1;
        Parte 2;
        Parte 3; Como ocorre a aprovação do Crédito
        Parte 4. Linhas de crédito, seguro de empréstimo, empréstimo por retenção e renovação do crédito
        Parte 5.

        

*******************

Para aprofundar mais nessa jornada do Conhecimento, siga o Uma Mais Rica nas Redes

👇👇👇👇👇

Siga as nossas Redes Sociais

   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber se há fraudes envolvendo o seu CPF? Conheça o Registrato!

Reserva de Emergência: o que lhe salva num momento de crise!

Por que diesel, gasolina e gás de cozinha tão caros? Entenda o motivo através da Política de Preços