Pirâmide Financeira: como não cair nesse golpe!


Pirâmides Financeiras são esquemas ilícitos de captação de recursos onde, para participar, o indivíduo deve fazer um aporte inicial e, ao mesmo tempo, trazer novos entrantes para onegócio”. Dessa forma, os rendimentos dos que entraram primeiro no “negócio” são pagos através do dinheiro captado dos entrantes. Portanto, trata-se de um esquema insustentável, fadado a ruir, dado que, em algum momento, os aportes dos entrantes não serão suficientes para sustentar o funcionamento do esquema piramidal.


        O esquema de Pirâmide Financeira é um golpe antigo, tanto que, desde 1951, já existe lei que o define como crime financeiro.
        O crime de Pirâmide Financeira está previsto na Lei 1.521/ 1951, no Art. 2º, inciso IX, que diz que é crime contra a economia popular “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos ("bola de neve", "cadeias", "pichardismo" e quaisquer outros equivalentes)”.


        Mas afinal, o que é e como funciona uma Pirâmide Financeira?

        A Pirâmide Financeira é um esquema para a captação de recursos de forma ilícita, onde as pessoas que compõem o topo da pirâmide têm seus rendimentos pagos pelos entrantes no "negócio".
        Assim, o indivíduo ludibriado para entrar no esquema piramidal precisa, obrigatoriamente, além do capital inicial investido, trazer para o grupo novos participantes. Portanto, são as pessoas que entram depois no “negócio” (que formam a base da pirâmide) que pagam os rendimentos dos que entraram antes (que estão no topo da pirâmide).
        Uma Pirâmide Financeira nunca obtém receita a partir de um negócio real, por isso da necessidade da entrada constante de novos participantes para manter o esquema funcionando. Porém, como fica nítido notar, a partir do momento em que não houver entrantes suficientes para sustentar os rendimentos de quem já está no esquema é a hora que o sistema rui, trazendo grandes prejuízos para quem não teve tempo de usufruir dos rendimentos auferidos dessa captação ilícita.

        As pessoas são atraídas para entrar numa Pirâmide Financeira muito pela promessa da alta rentabilidade do “negócio”.
        Atualmente, as Pirâmides Financeiras, dentre outros tipos de golpes, têm sido mais facilmente difundidas graças à facilidade de marketing de grande alcance proporcionada pela internet e redes sociais. Pessoas exibindo carros de luxo e muita ostentação afirmam ter obtido tais bens através do dinheiro adquirido com esses “investimentos”. Porém, esses “investimentos” nada mais são do que esquemas piramidais, que atraem os desavisados que buscam dinheiro rápido e fácil. Essas vítimas, porém, quando descobrem que se trata de um golpe financeiro, é tarde demais!
        Portanto, não coloque o seu capital num investimento o qual você não entende de onde vem a sua receita. Você não precisa ser um exímio entendedor de minério de ferro, por exemplo, mas ao investir numa empresa que se diz ser desse ramo, você deve entender minimamente como ela gera receita para remunerar os seus investidores.
        Dessa forma, por mais persuasiva que possa ser uma pessoa ao lhe oferecer uma “oportunidade de investimento”, só o faça se tiver consciência de que se trata de um negócio real. Pesquise o registro desse investimento ou da instituição financeira ofertante na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Não arrisque o seu dinheiro!

*******************
Para aprofundar mais nessa jornada do Conhecimento...

👇👇👇👇👇

Siga as Redes Sociais do Uma Vida Mais Rica

   


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber se há fraudes envolvendo o seu CPF? Conheça o Registrato!

Reserva de Emergência: o que lhe salva num momento de crise!

Por que diesel, gasolina e gás de cozinha tão caros? Entenda o motivo através da Política de Preços