Sua vida financeira é desorganizada?


        Engana-se quem acredita que investir é apenas para quem possui uma vultosa quantidade de dinheiro. O ato de investir é para todos, e seu conceito, e muito além, o da Educação Financeira como um todo, deveria ser ensinado nas escolas. Isso, porque, ter dinheiro é ter escolha. É poder pagar uma escola melhor para os filhos, é contratar um plano de saúde que lhe garanta um bom atendimento médico-hospitalar, é poder escolher em ter mais tempo de lazer com a família em vez de ter de enfrentar horas-extras no trabalho durante a folga para pagar despesas inadiáveis assumidas no mês cujo o salário não consegue cobrir totalmente. Além disso, ter um montante investido lhe garante a tranquilidade de, num imprevisto financeiro, você ter a capacidade de enfrentar momentos de crise, pois possui caixa, não tendo que recorrer a empréstimos bancários com juros abusivos.
        Precisamos quebrar esse tabu ao falar de dinheiro, educar a população brasileira a respeito da gestão do dinheiro. Ele não é maléfico, não compra as pessoas, não traz desavenças. Ele é apenas um meio para realizar sonhos, desejos e atender a necessidades. O que faz as pessoas se corromperem é o caráter. O dinheiro é apenas o instrumento. E ele pode ser usado para o bem ou para o mal, dependendo das mãos pelas quais ele passa.
        Sendo o dinheiro um importante instrumento para se realizar desejos e necessidades, por que ele é tão negligenciado por tantas pessoas? E não me refiro a famílias que, infelizmente, vivem com salários miseráveis que mal dá para a própria subsistência. Esse caso é realmente um caso à parte, que depende de justiça social, programas governamentais que assistam essas famílias para que elas tenham condições de, nas gerações futuras, prosperarem por seus próprios meios. E um dos maiores exemplos para mudar essa situação é dar acesso a uma Educação de qualidade, que proporcionará os meios para que as gerações seguintes de qualifiquem e, consequentemente, tenham condições de obter empregos com salários mais dignos.


          Mas, e em relação às pessoas que ganham salários satisfatórios, mas que estão sempre sem dinheiro? Há indivíduos que se ganharem R$ 10.000,00, estão com o orçamento apertado, quando não, atolados em dívidas. Se passarem a ganhar R$ 20.000,00, continuarão com a vida financeira desorganizada. Nesses casos, o problema não é o quanto se ganha, mas o quanto se gasta! Já ouvi de pessoas com altos salários dizendo que se sobrar salário no fim do mês, elas não se aguentam, e gastam tudo! Num primeiro olhar, os que têm hábitos financeiros mais regrados podem ter a tendência de julgar os indivíduos que agem dessa forma. Mas a verdade é que muitos brasileiros ainda não têm a cultura de investir, de gerenciar o próprio patrimônio. E muitas vezes, a culpa nem é inicialmente dessas pessoas, pois elas não foram ensinadas a pensar de forma a multiplicar o seu capital através dos investimentos. É por isso que a Educação Financeira se faz tão indispensável nas escolas, a fim de formar, para a vida, cidadãos mais conscientes e responsáveis pelas suas escolhas, e isso envolve a escolha de como gerir o próprio dinheiro, pois é essa gestão que pode lhe trazer liberdade ou uma prisão, na forma de dívidas intermináveis graças a juros abusivos.
        Enquanto essa necessidade de Educação Financeira ainda não é implementada na maioria das escolas, para a formação de crianças e adolescentes, o Uma Vida Mais Rica tem a missão de conceder informação e conhecimento para jovens e adultos, para que, através dos aprendizados adquiridos e de uma revolução de mentalidade, mudem para melhor a sua vida financeira.

Para entender mais sobre o Mundos dos Investimentos, veja o post “Nunca investi. Comocomeçar?”, ou ainda, assista o vídeo no Youtube aqui. Você verá que investir não é um bicho de sete cabeças, mas requer certa dedicação e vontade de aprender. E Uma Vida Mais Rica está aqui para lhe ajudar!

*******************

Para aprofundar mais nessa jornada do Conhecimento, siga o Uma Mais Rica nas Redes Sociais

👇👇👇👇👇

Siga as nossas Redes Sociais

   

  


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quer saber se há fraudes envolvendo o seu CPF? Conheça o Registrato!

Reserva de Emergência: o que lhe salva num momento de crise!

Por que diesel, gasolina e gás de cozinha tão caros? Entenda o motivo através da Política de Preços